1. Objetivos
Os Serviços Acadêmicos da Universidade Lusíada de Angola tem como principal objectivo a gestão administrativa dos processos escolares dos estudantes, assegurando também o atendimento a estudantes, docentes e público em geral.
2. Introdução
Os serviços acadêmicos são dirigidos pelo diretor, e exercem as suas ações nos domínios pedagógico-administrativos, da vida acadêmica dos estudantes, da concessão de graus e títulos acadêmicos e do expediente e arquivo dos documentos a eles respeitantes.
3. Atruições
Os serviços acadêmicos tem as seguintes atribuições:
– Emitir certificados, diplomas, declarações simples, declarações com notas;
– Efetuar a autenticação e o devido tratamento acadêmico do expediente proveniente das faculdades e coordenação dos cursos;
– Informatizar e uniformizar os registos na base de dados e a catalogação de toda a documentação académica;
– Proceder a inscrição no programa para a cobrança e registo dos valores indexados na tabela de emolumentos, em coordenação com os serviços de tesouraria.
4. Estrutura
Os serviços acadêmicos têm a seguinte estrutura:
a) Director
b) Vice-director
c) Secretaria de alunos
d) Gabinete de termos
e) Secretaria de professores
Director
Os serviços acadêmicos são dirigidos pelo diretor, ao qual compete:
– Organizar, dirigir, os serviços e controlar a correta aplicação das leis, normas, regulamentos estabelecidos e vigentes na instituição;
– Representar e responder pela actividade do serviço e submeter à apreciação da vice-reitoria para os assuntos académicos, os assuntos que carecem de resolução superior;
– Velar pela ordem e disciplina do serviço e exercer a competência disciplinar estatuída na instituição.
Vice-Director
Os serviços académicos têm na sua estrutura o vice-director, ao qual compete:
– Fazer a interface entre os serviços académicos e a direcção das faculdades e coordenação de cursos;
– Nos casos de ausência e impedimento temporário do diretor, assume as respectivas funções em regime de delegação de competências ou de substituição.
Secretaria dos Alunos
– Dinamizar e arquivar a documentação e dados do controlo do registo na base de dados das matrículas/inscrições e de toda a informação acadêmica;
– Estabelecer um atendimento individualizado aos estudantes e público em geral;
– Emitir certificados, diplomas e declarações académicas;
– Exercer as demais tarefas que sejam acometidas por determinação superior.
Gabinete de Termos
– Estabelecer um atendimento individualizado aos docentes;
– Criação de sub-momentos no programa para a amissão de pautas;
– Inserção de notas no sistema integrado de dados e publicação dos resultados;
– Exercer as demais tarefas que sejam acometidas por determinação superior.
Secretaria de Professores
– Estabelecer um atendimento individualizado aos docentes;
– Tratamentos do todo o expediente relacionado com os professores como são: fotocópias, impressões, materiais de uso corrente (marcadores, apagadores, projectores…);
– Exercer as demais tarefas que sejam acometidas por determinação superior.
5. Contactos e Atendimentos
Os serviços acadêmicos estão igualmente disponíveis pelas seguintes vias:
- E-mail corporativo: secretaria@ula.co.ao
- Telefone nº: 930 03 80 44
6. Horários
- Segunda a Sexta das 09:00 às 16:00 (Período de aulas)
- Segunda a Sexta das 09:00 às 19:00 (Período de provas)